Pesquisa

17 janeiro 2005

O "fenómeno" do By out

Citando o grande António Manuel Ribeiro, vocalista/guitarrista/letrista, dos UHF, segue-se a descrição do que é o By out:

Pede-me o senhor Chefe da redacção que faça uma análise ao ano 2004 e eu vou tentar, não sem antes explicar aos caridosos leitores que há uns meses atrás aqui me referi ao fenómeno By out. Depois percebi que não tinha explicado o mesmo. Faço-o agora, juntando as peças do puzzle que a aranha da minha escrita vai tecendo.
By out é um expediente que, desde há uns anos, algumas editoras desenvolveram para promover a venda de um disco: o disco é novo, não pegou nas primeiras vendas, urge colocá-lo em todos os sítios e mostrar com essa exposição que esse é um disco desejado, fenomenal, sucesso de vendas, aposta total e por aí fora. É um truque como outro qualquer: às vezes funciona, outras vezes não. Se funciona o rasto apaga-se; se não funciona, uns meses depois o armazém enche-se de monos e as contas crescem.
E quando não funciona mas o disco sobe no Top e os discos de metal são ganhos? Será que alguém vai devolver depois a prata que é lata, o ouro que é logro, a platina que desafina?
Claro que não. Nunca aconteceu, porque ninguém está interessado e ninguém fiscaliza. Acreditem: há por aí muito boa gente que guarda prémios discográficos com vendas fictícias.

in Blogue-se à força – Nove - Não é para esquecer: é para lembrar, 15.01.05, http://canalmaldito.blogspot.com/

Sem comentários: